Bem vindo
Icone do Whatsapp
Icone do Whatsapp

WhatsApp:

(11)94510-4844
Login | Cadastro | Meus pedidos

Fale Conosco

0

Blog

As proteínas veganas são tão eficientes quanto o Whey protein?

quarta, 30 de setembro de 2020 às 00:00:00

As proteínas veganas são tão eficientes quanto o Whey protein?

 

Um dos maiores desafios encarados por quem adotou uma dieta vegetariana / vegana é conseguir fornecer ao corpo a quantidade de proteínas necessárias para seu bom funcionamento. E quando o objetivo é o aumento de massa muscular, essa preocupação se torna ainda maior e a suplementação praticamente inevitável.

Como o suplemento proteico mais utilizado é de origem animal (o whey protein é obtido do soro do leite da vaca), surgiram algumas alternativas de origem 100% vegetal, oriundas de alimentos como a soja, a ervilha e o arroz. Mas a questão que fica é: essas opções têm a mesma eficácia que o whey protein? Para responder essa questão vamos fazer uma comparação em 3 aspectos para depois chegar a uma conclusão.

 

Valor Nutritivo

 

Talvez seja o aspecto onde encontramos mais diferenças entre as duas opções. As proteínas de origem vegana possuem uma ótima quantidade de aminoácidos essenciais, que fazem toda a diferença para o desenvolvimento muscular. Outro ponto forte é a baixa quantidade de gorduras e carboidratos, o que é essencial para diminuir o percentual de gordura corporal.

O whey protein por outro lado, em sua versão concentrada, possui maior quantidade de gorduras e carboidratos, que se por um lado fornecem mais energia para os treinos, por outro devem ser controladas na dieta para não aumentar a massa gorda.

Em relação a vitamina B12, importante para o metabolismo dos aminoácidos e ácidos nucleicos, também encontramos diferença entre os suplementos proteicos. No whey protein ela é encontrada naturalmente, já em proteínas de origem vegana é necessário adicionar essa vitamina a fórmula.

 

Eficiência na absorção

 

A velocidade e eficiência do suplemento ao ser absorvido pelo organismo é um dos fatores mais importantes para se levar em conta na hora de escolher seu produto. Nesse caso podemos dizer que as proteínas veganas levam vantagem, pois conseguem ter uma absorção mais acelerada do que o whey protein, entregando a proteína de forma mais rápida para os momentos em que o corpo mais precisa. O whey protein só consegue equilibrar essa luta em sua versão hidrolisada, esta que é focada em melhorar a digestão e absorção da proteína pelo corpo.

 

Concentração de proteínas

 

Para suplementos proteicos, o ideal é ter a maior quantidade de proteínas por porção. E quando trazemos a comparação das proteínas vemos que, embora a diferença seja pequena, o whey protein ainda consegue oferecer de 1 até 3 gramas a mais de proteínas por porção de 36g de suplemento. Se compararmos com a versão isolada do whey protein, essa diferença pode ser ainda maior.

 

Conclusão

 

Como vimos acima, são poucas diferenças de desempenho entre os dois tipos de proteína. Enquanto as proteínas vegetais têm vantagens na absorção e na menor quantidade de carboidratos e gorduras, o whey protein possui uma quantidade de proteína por porção maior, além de possuir as versões isolada e hidrolisada que melhoram o desempenho do mesmo. Então para quem procura uma proteína sem restrições na dieta, o whey protein ainda é a melhor opção. Já para quem é vegetariano / vegano, possui alergias ou intolerância a lactose, a utilização das proteínas vegetais são uma ótima alternativa e que também entregam excelentes resultados.